CRONOGRAMA CAPILAR

setembro 30, 2015

Hoje estava pensando em fazer um cronograma capilar, acho que alguns de vocês já sabem que não sigo muito esse tipo de coisa, mas chega um certo dia que você começa a ver que seu cabelo precisa de um pouco "mais" do que você já faz nele, então resolvi entender mais sobre o assunto e dividir isso com vocês! Então vamos lá...


O que é cronograma capilar?
É uma forma de tratamento para os cabelos, que segue uma determinada rotina onde demora quase um mês para ser completada, essa rotina se baseia em Hidratação, Nutrição e Reconstrução, e assim irá completar as necessidades que o cabelo precisa.

Como funciona?
Primeiro temos que identificar quais as necessidades do nosso cabelo, depois de identificadas podemos começar o nosso ciclo, o intervalo entre cada procedimento tem de ser de 48h (dois dias) e para começar um novo ciclo, o invervalo tem de ser de no mímino 15 dias.

Identificando as necessidades do cabelo:
* Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação, pois sua função é repor água do cabelo dando umidade aos fios;
* Se o seu cabelo está desalinhado e com muito frizz, ele precisa de nutrição (ou umectação - que seria basicamente a mesma coisa), pois sua função é  repor oleosidade do cabelo, que seria a reposição dos lipídios dando saúde aos fios;
* Se o seu cabelo está fino, quebradiço, com pontas duplasporoso, elástico, entre outros, ele precisa de reconstrução, pois ela restaura os fios repondo suas proteínas, tratando a fibra capilar de dentro para fora.

Identificando os tipos de máscaras:
Hidratação são as que contém silicones, são a base de frutas, aloe vera (babosa), álcool modificado, vegetais, pantenol, açúcares, vitamas ou glicerina.
Nutrição são as que levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleo ou manteigas (karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate) e tutano.
Reconstrução - são a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas...

Tabela de cronograma capilar:
Encontrei uma tabelinha da internet e achei bem legal para um começo, porque teremos aonde nos basearmos inicialmente e depois de conseguirmos identificar mais quais as necessidades podemos monta o nosso próprio cronograma, afinal, cada cabelo tem uma necessidade diferente.





























Enfim, é isso hahaha beijos e até mais :*

You Might Also Like

0 Comments